À ESPERA DE SOFIA – MAIS UM PARTO COM AUDIODESCRIÇÃO

Fotografia colorida de Diego e Lívia, usando roupas esterilizadas: blusas e calças azuis com toucas verdes, sentados em um banco branco, em um corredor de paredes brancas, aguardando o momento de entrar na sala de parto. Diego, com sua bengala no colo, segura uma câmera fotográfica; Lívia segura uma prancheta com roteiro.

Há algum tempo atrás, escrevi um post declarando meu entusiasmo pela audiodescrição, o encantamento pela profissão que tantas alegrias e descobertas tem proporcionado a mim e a outros tantos audiodescritores. Transcrevo abaixo parte do meu depoimento:

“Eu adoro fazer audiodescrição, ser audiodescritora roteirista, narradora, professora de cursos de audiodescrição, consultora. Preparar roteiros, fazer a narração, falar sobre o recurso, dar palestras e cursos, explicar como funciona e como pode ser usado nos mais diversos contextos e segmentos. Assisto a muitos ensaios de peças, óperas, espetáculos de dança e outros para poder reunir todas as informações necessárias. Amplio meu universo cultural. Estudo, pesquiso, busco palavras, expressões que melhor possam traduzir em palavras a informação visual contida nas imagens dinâmicas ou estáticas. Discuto as escolhas com meus colaboradores, escuto suas sugestões e as contribuições dos revisores e do público com deficiência visual. E cada produto é um novo desafio que demanda um novo ciclo de estudos e pesquisas.

É um prazer muito grande poder observar, dentro do teatro, as expressões das pessoas com deficiência visual, acompanhando a peça e tendo acesso às mesmas informações que o público vidente. E sou mesmo uma apaixonada pelo recurso, essa arte de transformar imagens em palavras, o que abre janelas para o mundo, alarga horizontes, aproxima pessoas das artes, da informação, da cultura. Fonte inesgotável de aprendizagem para quem produz e para o usuário do recurso. Mágica que permite que o outro enxergue pelos meus, pelos nossos olhos. Responsabilidade imensa que nos empurra para o estudo sistemático, para a necessidade constante de aperfeiçoamento.”(Motta, 2012)

Acompanhar mais um parto e poder ser os olhos do papai ansioso, esperando por Sofia, mostra com clareza a satisfação trazida pela profissão e enfatiza o depoimento acima. É mesmo muito especial assistir e audiodescrever um parto para que pais e mães com deficiência visual tenham mais informações e enxerguem pelos meus, nossos olhos.

Eu e Fátima Angelo fizemos a audiodescrição do casamento de Diego e Elke, ele cego, ela vidente, e, algum tempo depois, recebi um email confirmando a data do parto e indagando sobre a possibilidade fazer também a audiodescrição do nascimento da pequena Sofia, no dia 7 de abril. Que privilégio poder participar de mais um momento de muita alegria na vida do casal!!!

No dia marcado, no final da tarde, ficamos, eu e Diego, já paramentados com as roupas esterilizadas, aguardando o momento de entrar na sala de parto, conversando amenidades, trocando informações com mais um papai com o coração aos pulos que estava sentado ao nosso lado. E lá fomos nós escadas acima, assistir ao nascimento de Sofia, na Promatre Paulista.

Ao entrar na ampla sala de parto com paredes brancas, a mesa cirúrgica bem no centro, a máquina de anestesia do lado direito, um balcão e bercinho do lado esquerdo bem embaixo do janelão que se abre para os familiares, nos colocamos ao lado de Elke, que tinha uma espécie de painel azul na frente de seu rosto impedindo que visse os procedimentos cirúrgicos. O médico, Dr. Jair, e seu assistente, Dr. Marcelo, já estavam drenando o líquido amniótico e em minutos pudemos ver a cabecinha da pequena Sofia entre os afastadores que seguravam a incisão na barriga. Não deu nem muito tempo para contextualizar o papai Diego sobre os equipamentos e pessoas presentes na sala.

Os médicos com mãos hábeis puxaram para a luz a pequena Sofia. Nasceu!!! Pele alva e rosada, com fartos cabelinhos pretos espetados, roliça com dobrinhas nos braços e pernas. O cordão umbilical foi cortado e Sofia passou para as mãos da enfermeira obstetra que prontamente colocou-a no bercinho aquecido e iniciou a limpeza da pele e os procedimentos habituais, como pesar e medir. Já enrolada em um lençol branco estampado com a logomarca da maternidade, ela passou para os braços da mamãe e do papai e seu chorinho aflito silenciou ao ouvir as palavras amorosas dos dois.

Fotografia colorida, em primeiro plano, de Lívia e Diego observando sorridentes a pequena Sofia enrolada em lençol branco, com os olhinhos fechados, encostada no rosto da mamãe Elke.Diego com a filhinha nos braços virou-se para o janelão com as persianas abertas para que seus familiares conhecessem a mais nova integrante da família.

BEBE NO COLOTraduzir com palavras este evento de tanta ternura e emoção é o meu presente para a mamãe Elke e para as mamães que hoje comemoram seu dia. Um beijo carinhoso para todas!!!

Referências:

MOTTA, L.M.V.M. 2012. Porque eu adoro fazer audiodescrição. Blog VER COM PALAVRAS. Disponível em: http://www.vercompalavras.com.br/blog/?s=porque+eu+adoro

Publicado por Lívia Motta em 10 de maio/2015.

Still quiet here.sas

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: