PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL VISITAM MUSEU DO PERFUME

Valéria e Catarina em pé e Gabi sentada, no mezzanino, tendo ao fundo um painel ilustrado com grande frascos de perfume com tampas decoradas com anjos e outra em formato de perfil feminino.O monitor Marcelo orienta a exploração tátil de Márcia e Marilene no carrinho com frascos de diversos formatos. O grupo AMIGOS PRÁ VALER, ONG que organiza passeios e visitas culturais e promove a interação entre pessoas com e sem deficiência visual, visitou no domingo, dia 03/04/2011, o Espaço Perfume Arte e História, localizado na Rua Emílio Ribas, em Perdizes.

O espaço, uma iniciativa do Grupo Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina, divulga a história e cultura do perfume por meio de um acervo de mais de 500 peças, que registram 5 mil anos de história. As peças estão cuidadosamente colocadas em vitrines que apresentam o perfume na antiguidade, no Brasil, na moda e publicidade, a origem do vidro, a questão da sustentabilidade e reciclagem de materiais, os diversos tipos de frascos. Além das vitrines, há também núcleos interativos que permitem aos visitantes sentir aromas, escutar jingles e assistir a vídeos. O encantamento já começa no hall, que tem o teto iluminado por ponteiras de cristais Swarowski em diferentes lapidações, o que produz um efeito magnífico de estrelas nas cores amarelo, laranja, azul e roxo.

 Da esquerda para direita na frente, Marilene e José Vicente, Márcia Salvattore, Márcia Maria Azevedo e Bob atrás no corredor entre as vitrines: Perfume na Antiguidade e Perfume na Moda.

Com projeto de acessibilidade assinado por Amanda Tojal, o local conta com os seguintes recursos: elevador, banheiro adaptado, piso podotátil, mapa tátil, legendas em braille, e audioguia com audiodescrição, o que permite ao visitante com deficiência visual fazer a visitação com autonomia, escutando as informações sobre vitrines e núcleos interativos.

Nesta visita, o grupo teve o privilégio de contar com a presença da curadora do acervo: Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora de diversas obras sobre o tema (Guia de Perfumes, Livro Brasilessência: A cultura do Perfume, Livro Banho: Historia e rituais). Renata conduziu o grupo pelo corredores, contando particularidades de cada uma das vitrines, como por exemplo a origem do termo “cecê”.
Quem diria que a origem desse termo tão utilizado até hoje, está no famoso sabonete Lifebuoy, que chegou ao Brasil após o fim da 2ª Guerra e que, recentemente, foi relançado. A campanha publicitária, de muito sucesso, enfatizava o poder do sabonete em combater o mau cheiro do corpo: C de cheiro e C de corpo. A sigla se popularizou e transformou-se no vocábulo cecê, encontrado no dicionário.
 
Outra informação histórica curiosa é sobre a paixão de Napoleão Bonaparte pelos perfumes, o que levou o fabricante da Kölnisch Wasser (Água de Colônia) a desenvolver um frasco especial – um vidro alto e fino verde – para que ele pudesse levá-lo dentro de suas botas.
 
Vale lembrar que a audiodescrição em museus e outros espaços culturais poderá ser gravada completando o texto dos audioguias ou feita ao vivo por monitores. O audioguia é um sistema de locução para visitas em museus, centros e monumentos históricos, centros culturais e outros, já usado há bastante tempo em museus da Europa e Estados Unidos para permitir ao visitante uma visitação informada e autônoma. Antigamente, os audioguias eram gravados em fitas cassete e hoje são gravados em aparelhos de iPod que têm mais recursos de navegação, além de serem menores e anatômicos. Um audioguia com audiodescrição contém mais informações descritivas, que permitirão a visualização do local, das obras de arte e monumentos lá expostos.
 
Os visitantes podem também conhecer a classificação olfativa, um sistema baseado em famílias, cada qual com subcategorias e características próprias, e matérias-primas de diversas origens, como flores, raízes, folhas e caules, musgos, madeiras e cascas de árvores, resinas, gomas e bálsamos, especiarias, condimentos e ervas aromáticas, sementes, grãos e frutas. Isso será possível no Olfatário, um aplicativo multimídia com 6 aspersores de perfume. É composto por grande painel, com 6 placas retangulares. Em cada uma delas há um botão e um pequeno orifício para liberar as fragrâncias, com etiqueta em braille identificando-as. O audioguia com audiodescrição convida o visitante a apertar e segurar por um instante o botão, inclinar levemente o corpo para frente e sentir o aroma!!!
Certamente uma tarde de muita aprendizagem para todos!!!
E certamente, uma experiência de muita aprendizagem também para mim, audiodescritora, que ao preparar o roteiro para o audioguia com audiodescrição, pude mergulhar no universo da perfumaria e conhecer muitos fatos interessantes, informação nova que ampliou o acervo cultural. Além do conhecimento histórico representado pelos muitos frascos de perfume, sabonetes e outros objetos referentes ao tema, os quais encontram-se dentro das vitrines, o audioguia também descreve essas peças e orienta o visitante em todo o seu percurso. Um trabalho minucioso que antes de ser finalizado foi testado pelos consultores com deficiência visual Jucilene Braga e José Vicente, para os ajustes finais no roteiro. A próxima etapa foi a gravação feita em estúdio pela Iguale, com escolha de voz e trilha sonora para tornar a visita audiodescrita ainda mais agradável e significativa.
Mais informações sobre o local, para quem quer fazer essa incrível viagem ao universo da perfumaria, encontram-se abaixo:
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110. Perdizes. (em frente à Faculdade Sta Marcelina, próximo à Rua Cardoso de Almeida, entre ruas Paraguaçu e Itapicuru).
Telefone: 11 23617728.
Horários: Terça a sábado: das 10:00 às 18:00 horas.
Quinta-feira:   das 10:00 às 20:00 horas.
Domingo: das 12:00 às 18:00 horas.

Por Lívia Motta (publicado em 05/04/2011)

| Outros

8 Comentários para PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL VISITAM MUSEU DO PERFUME

  1. avatar

    Gostei muito do artigo sobre a visita ao museu do perfume. Realmente, considero que esse espaço cultural ficou muito bem adaptado às pessoas com deficiências visuais e porque não a todos os públicos, visto que o tema da exposição já é um convite à interatividade com aromas e cheiros através da história. Os recursos interativos e a audiodescrição fazem do Espaço do Perfume um local especial, agradável e também com muita história para se percorrer…Parabéns Lívia Motta pela excelente reportagem! Amanda Tojal

    • avatar

      Muito obrigada pela msg, Amanda! Foi um prazer trabalhar com vc nesse projeto.
      Beijo.

  2. avatar

    Eu Mônica não pude estar presente, mas minha irmã Márcia esteve no espaço e chegou encantada!
    Diante dos comentários cheios de detalhes, só posso crer e afirmar que para todos o passeio foi extremamente proveitoso!
    Parabéns ao José Vicente e a Marilene, pela oportunidade que eles me dão como Voluntária de fazer parte de tudo isso. E por fazer a vida da minha irmã tão diferente hoje em dia.
    Parabéns Lívia, que eu admiro e declaro esta admiração grandiosa sem nenhum pudor..rsrs.
    Esta nota foi escrita tanto cuidado e carinho, que sinto como se eu estivesse lá.
    Que vocês continuem apostando nestes projetos e cntribuindo culturalmente com o nosso progresso e as nossas tardes maravilhosas juntos que nos ensina e acrescenta cada vez mais.
    Abs e Parabéns aos responsáveis mais uma vez

    Mônica Azevedo e Márcia Azevedo

    • avatar

      Oi Mônica,
      Muito legal sua msg! Super obrigada! Senti mesmo sua falta lá no Espaço Perfume Arte e História. Vc tem razão, o trabalho do Zé Vicente frente aos Amigos prá Valer é mesmo importante, dando oportunidades a muitas pessoas de conhecer e ampliar seus horizontes culturais.
      Beijo.

  3. avatar

    Para mim foi uma honra poder participar de mais este trabalho. Fico muito feliz em saber que muitas pessoas se beneficiaram e muitos mais ainda se beneficiarão com trabalhos inclusivos com o que pude de certa forma contribuir. Tudo que faço em prol da inclusão seja remunerado ou não, é com muito amor!!!
    Querida Lívia, teacher, parabéns pelo seu trabalho que simplesmente é sem palavras!!! Estranho isto né, uma vez que aqui encontramos muitas palavras, mas é muito difícil descrever todas estas maravilhas…
    Com carinho de sua amiga e fã…
    Ju e Príncipe Charlie
    Aproveito o espaço para convidar a todos que visitam este cantinho pra lá de especial para também me visitar em http://www.domvirt.com.br/ju
    Fiquem avontade, puxem a cadeira e conheça também o nosso espaço.
    Deixem suas perguntas, vou amar respondê-las.

    • avatar

      E pensar que aquele filme da Barbara Streisand foi o comecinho de tudo, não é Ju??? O filme que vc tinha que assistir para o trabalho da São Marcos foi mesmo o marco inicial da minha trajetória nessa área da audiodescrição. Lembro que fiquei tão impressionada em perceber o seu entendimento de certas cenas. Só pela entonação de voz vc já me fornecia informações que comprovavam o seu entendimento. E olhe que o filme não era dublado não…
      Obrigada, querida Ju, por sua amizade e parceria sempre.

  4. avatar

    Olá pessoas amigas, que bom! Estamos atingindo nosso ideal, cada dia mais pessoas abraçando a causa da pessoa com deficiência, novas pessoas com deficiência vindo desfrutar de museus, parques, teatros com acessibilidade, isto é maravilhoso!
    Obrigado Renata, Lívia, Amanda e participantes que fazem tudo isto acontecer, juntos tudo fica mais fácil.
    Como tenho falado:
    Para a pessoa com deficiência visual a audiodescrição vem como uma ilustração, é ler um livro com páginas coloridas, com paisagens mostrando a beleza da natureza, caricaturas dando um ar de graça, fotos registrando personagens, obrigado por nos emprestar seus olhos, nos fazendo ver com palavras.
    Amigos pra valer!

    • avatar

      Caro Zé Vicente,
      Obrigada vc por prestigiar os eventos e permitir que tantas pessoas possam desfrutar de cultura e entretenimento. Tenho percebido que em todo evento, há pessoas novas que estão experimentando a audiodescrição pela primeira vez. Isso é super legal!!! Vamos em frente!!!

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: