FOTOS – uma reflexão sobre fotografia e deficiência visual

Fotografia colorida de três álbuns antigos, com muitas fotos em preto e branco, abertos sobre mesa de ripas de madeira descascada. Mais fotos estão espalhadas sobre a mesa, algumas dentro de um envelope.O poema Fotos, escrito há bastante tempo atrás, para ser lido em um encontro do Grupo Terra, faz uma reflexão sobre fotografia e deficiência visual. Pessoas com deficiência visual apreciam fotos, tiram fotos, posam para fotos, fazem álbuns, publicam suas fotos no Facebook e em outras redes sociais. A falta do sentido da visão não as impede de apreciar a arte ou mesmo de serem fotógrafas. Fotografias permitem reviver momentos, lembrar de pessoas que estão ausentes, trazer figuras e acontecimentos passados de volta para o presente. E tudo isso pode chegar até aquele que não enxerga pelos olhos do outro que irá transformar o universo imagético em palavras.

Com a audiodescrição, apreciar fotos, resgatar momentos registrados há tempos atrás, visitar exposições, conhecer e aprofundar-se em planos, posicionamento de câmera e muitos outros detalhes, tornou-se mais possível e viável, diria até que tornou-se algo mais natural.

Evgen Bavcar, fotógrafo esloveno, doutor em filosofia da estética pela Universidade de Paris e cineasta, cego desde os 11 anos, destaca que é difícil falar de imagem sem relacioná-la à palavra. Em seu texto, “A Imagem, Vestígio Desconhecido da Luz”, Bavcar cita Leonardo da Vinci, que dizia:

“… se possuirmos a imagem de uma pessoa amada e um poema sobre essa pessoa, a qual daremos preferência?” Trata-se, pois, de uma imagem como lembrança de uma presença ou de um texto que comunique a beleza de uma mulher pela magia da palavra. (Bavcar, E. 2005)

Argumentos não nos faltam para contestar aqueles que ainda teimam em dizer: Pessoas cegas tirando fotos, vendo fotos… como assim??? Que o poema abaixo possa ser um ponto de partida para uma reflexão sobre o importante papel social das fotografias. Leiam o poema e escutem a gravação feita por PH Motta. Fiquem à vontade para deixar suas impressões.

FOTOS
Lívia Motta (2004)
 Uma foto marca um momento,
Celebra um tempo,
Cria marca, deixa vínculo.
Uma foto é para ser vista,
Mas pode ser sentida, ouvida.
Uma foto conta história,
E quem escuta participa.
Quem não vê pode saber,
Reviver o que viveu,
Ser feliz porque viveu
O momento eternizado
Na foto que conta,
Por quem conta,
Mas não aponta.
Foto sua, foto minha,
Eu aqui, o amigo ali,
Um foto não me deixa
Esquecer o que vivi.
Marca,
Registra,
Celebra,
E me deixa ser feliz de novo.
Ouça o poema FOTOS, gravado por PH Motta.
Referência: BAVCAR, E. A Imagem, Vestígio Desconhecido da Luz. In NOVAES, A. (org): Muito Além do Espetáculo. Editora SENAC. São Paulo. 2005.

Por Lívia Motta – em 12/04/2012

2 Comentários para FOTOS – uma reflexão sobre fotografia e deficiência visual

  1. avatar

    que bonito, lívia!
    escutando teu poema, tão sensível, me vieram à lembrança os versos do gilberto gil:
    “se a noite inventa a escuridão
    a luz inventa o luar
    o olho da vida inventa a visão
    doce clarão sobre o mar”
    a audiodescrição é o novo olho da vida. e com ela não há quem não possa ver o luar, é ou não é?
    beijo grande e saudade (não pude acompanhar a marcia aí em são paulo, mas logo te ligo pra falar sobre nossos novos projetos – que, natural e orgulhosamente, te incluem).

    • avatar

      Muito legal sua constatação, Mimi!!! Adorei!
      Beijo.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: