AS MENINAS BAILARINAS E A AUDIODESCRIÇÃO

Fotografia colorida, em plano americano (das coxas para cima), das meninas bailarinas sorridentes, cabelos presos em rabo, usando vestido cor de rosa sem mangas com cinto em tom mais forte. Da esquerda para a direita: Bianca, Leidiane com o corpo inclinado para a direita na frente do grupo, Talita, Talía e Vitória.Foto de Elô Gelfuso.  

Mais um espetáculo da CIA FERNANDA BIANCHINI DE BALLET DE CEGOS foi apresentado com audiodescrição em São Caetano do Sul, desta vez no Teatro Santos Dumont, promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano.

O espetáculo dividiu-se em duas partes. Na primeira, foram apresentados trechos do Ballet de Repertório: A BELA ADORMECIDA, do compositor russo Tchaikovsky, baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. E na segunda: DIVERTSSIMENTS, pequenos trechos de coreografias de grandes clássicos do repertório mundial e também coreografias contemporâneas, dentre elas: O AMANHÃ, VARIAÇÃO MERCEDES, VARIAÇÃO CARNAVAL EM VENEZA, SEGUIDILHAS, GRAND REAL, TIME STEP, VARIAÇÃO MASCULINA LAFILE, BRASILEIRINHO, HONEY-HONEY, DECLARE E MAMMA MIA.

O teatro, com capacidade para 370 espectadores entre platéia e mezzanino, ficou quase repleto. No meio dos espectadores, estavam muitas pessoas com deficiência visual que puderam acompanhar o espetáculo, visualizando com palavras os movimentos, as caprichadas coreografias, os delicados figurinos, alguns objetos e adereços que fizeram parte das coreografias. A grande maioria estava assistindo a um espetáculo de ballet pela primeira vez. Sensação compartilhada de alegria, prazer e respeito. Participaram do espetáculo, tendo conhecimento de tudo o que estava se passando no palco. Acessibilidade é isso: é o direito de ter acesso à cultura, às mesmas informações, à arte e ao entretenimento.

Bem na frente da cabine de audiodescrição, ainda havia alguns lugares vagos e foi lá que ficaram as meninas bailarinas: Thalía, Talita, Vitória e Cíntia que iriam dançar a coreografia HONEY-HONEY, na segunda parte do espetáculo. Chegaram apressadas, segurando os fones de ouvido, acompanhadas de algumas mamães orgulhosas. Também elas assistiriam pela primeira vez um espetáculo de ballet com audiodescrição. Já estavam prontas, com seus vestidos sem mangas, de cetim cor de rosa, bordados com pequenas flores de lantejoulas no mesmo tom, cintos pink; usando por cima do vestido coletinhos verde escuro rebordados com flores. Maquiladas com sombra cor de rosa nos olhos e gloss rosado nos lábios, os cabelos presos e óculos escuros na cabeça, as meninas bailarinas escutaram com atenção e indisfarçável emoção a introdução e a audiodescrição da primeira parte do espetáculo. Deram risinhos felizes quando registrei a presença delas na frente da cabine.

As meninas bailarinas puderam acompanhar, encantadas e muito concentradas, a coreografia intitulada VARIAÇÃO 15 ANOS. Viram Geiza entrar no papel da princesa Aurora, no dia do seu baile de 15 anos, vestindo um titi prato branco, sainha armada de tule, e corpete com delicados bordados prata. A Princesa Aurora dança sozinha no palco como se exibisse para os seus pretendentes; desloca-se com graça, em variações complexas, acompanhando com leveza as notas musicais de Tchaikovsky.

Em seguida, entram Raoni e Aldenice dançando o PAS-DES-DEUX PÁSSARO AZUL E PRINCESA FLORINE. O príncipe foi transformado em pássaro azul por Carabosse, a fada do mal. Essa coreografia exige grande aprimoramento técnico do pássaro, que precisa ser ao mesmo tempo leve e ágil; e da Princesa Florine, extrema delicadeza e movimentação harmônica.

As fadas verde, vermelha, azul e lilás apresentaram-se lindamente, na sequência, interpretadas respectivamente por Aldenir, Gisele Dantas, Aldenice e Marina. A Fada Verde é a fada da vitalidade, elegância e encanto e seus movimentos são ágeis e intensos. A Fada Vermelha, a fada da paixão, dança com movimentos energéticos e vibrantes. A Fada Azul é a fada das jóias, da opulência e da riqueza. Seus movimentos agitados traduzem sua alegria. A Fada Lilás é a fada da sabedoria; é ela quem salva a Princesa Aurora da morte, transformando o feitiço de Carabosse em sono profundo.

As meninas bailarinas ainda tiveram tempo de assistir à última coreografia da primeira parte: O PAS DES DEUX DA BELA ADORMECIDA – CASAMENTO. Geiza e Everton entram triunfantes nos papéis de Princesa Aurora e de Príncipe para a cerimônia final do casamento, ambos de branco e prata. Dançam passos elaborados e precisos com elegância e técnica apurada. E as meninas bailarinas pareciam nem respirar acompanhando tudo pela audiodescrição que, neste caso, mistura a tradução dos movimentos delicados de braços e pernas, rodopios, alguns termos mais técnicos para passos mais elaborados como arabesque, deboulés e sissone, por exemplo, além de informações sobre o enredo e personagens, figurinos e efeitos de luz.

Quando terminou a primeira parte, as meninas bailarinas levantaram apressadas, encaminhando-se para o palco. Abri a porta da cabine e ainda tive tempo de dar um beijo de boa sorte em cada uma.

Foi com a própria Fernanda Bianchini e com as jovens Leidiane e Bianca que elas dançaram a coreografia HONEY-HONEY, que faz parte do musical MAMMA MIA. Fernanda interpreta a jovem que está de frente para sua penteadeira, lendo seu diário. As irmãs, muito aborrecidas com a vida de criança, querem tudo da jovem adolescente. Começam a dançar e a infernizá-la, pegando suas coisas que estão sobre a penteadeira. A jovem faz, então, uma mágica e as irmãzinhas viram moças. Viraram moças as meninas bailarinas!!!

Clap, clap, clap!!! O público aplaude de pé!!!!

Por Lívia Motta – publicado em 29/07/2012.

8 Comentários para AS MENINAS BAILARINAS E A AUDIODESCRIÇÃO

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    Este curso tem nos proporcionado grandes momentos. É muito legal poder compartilhar e poder
    ver coisas tão bonitas como neste texto.

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      Que bom que vc gostou, Luciana! Beijo.

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    Lívia,
    Maravilhoso trabalho!!! Quando Araken me falou fiquei encantada e lhe admirando cada vez mais. Nosso país precisa de contribuições como esta para crescer. Um forte abraço.
    Betinha

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      Muito obrigada, querida Betinha, pela visita ao VER COM PALAVRAS e pelas suas palavras carinhosas. O trabalho tem sido muito gratificante e aos pouquinhos o recurso vai se tornando mais conhecido. Mas ainda há muito por fazer. E aí nas Alagoas, como anda a acessibilidade? Beijos saudosos.

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    Fantástico, Li! Imagino a alegria e a sensação de liberdade que estas pequenas bailarinas experimentaram……Estão todos de parabéns!!!
    Bjos

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      E também de poder ver com palavras as colegas bailarinas mais experientes dançando coreografias que elas em um futuro próximo poderão dançar. Muito legal…

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    Realmente a audiodescrição traz a tona as emoções e sensações mais profundas do ser humano. E ao ler o relato, pude estar presente nesse momento mágico, acompanhar os delicados movimentos de cada personagem. Parabéns a todos. Obrigada, Lívia, por essa oportunidade.

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      Obrigada, Jenny, pela sua visita ao VER COM PALAVRAS e por suas palavras. Vc que fez parte do curso para professores sabe o quanto é importante levar esse recurso para a escola, onde os recursos imagéticos são tão utilizados. Os benefícios serão para todos e não somente para os alunos com deficiência visual, vc não acha? Abraços.

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