AMIGOS PRÁ VALER VISITAM EXPOSIÇÃO ÁGUA NA OCA

A exposição AGUA NA OCA, realizada no pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, de novembro a maio, recebeu a visita dos AMIGOS PRÁ VALER no dia 7 de maio, véspera do encerramento. Organizada pelo Instituto Sangari, em parceria com o Museu de História Natural de Nova York,  a exposição ofereceu atrações interativas, exposição de obras de arte e fotografias, maquetes, aquários reais e virtuais.

Os AMIGOS PRÁ VALER puderam conferir tudo isso, contando com recursos de acessibilidade, como audioguia, materiais em braille, réplicas táteis de sapos, tubarões martelo e outras espécies do fundo do mar; e até uma réplica do mecanismo da dança das águas do Lago do Ibirapuera que acontece nos finais de ano; produzidos por Museus Acessíveis, Fundação Dorina Nowill e Alberto Dück.
Zé Vicente, o fundador do grupo AMIGOS PRÁ VALER, que muito tem colaborado para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual, informou que conseguiu reunir 23 pessoas com deficiência visual e seus acompanhantes para mais uma enriquecedora atividade cultural. Além das experiências táteis, os participantes puderam sentir a simulação de chuva de granizo nas janelas e tiveram a surpreendente sensação de estar no fundo do oceano, deitados em colchões d´água, apreciando as espécies marinhas.
As fotos abaixo confirmam as muitas oportunidades de aprendizagem e de ampliação do universo cultural para as pessoas que lá estiveram.
Ian, garoto de 10 anos examina cuidadosamente a réplica de um peixe abissal, de águas profundas, azul e arredondado. Ian está sentado em um banco de madeira, ao lado de jovem morena.Monitor mostra para D. Eunice uma grande artêmia, crustáceo alaranjado, com muitas pernas, corpo achatado, cabeça e cauda proeminentes.
(Fotos de Alberto Dück)
 

 

2 Comentários para AMIGOS PRÁ VALER VISITAM EXPOSIÇÃO ÁGUA NA OCA

  1. avatar

    Olá Lívia, olha eu aqui novamente!

    Como dito no post, os AMIGOS PRÁ VALER fazem a inclusão cultural do deficiente visual de forma brilhante. E o que eu mais gosto nesse processo é essa independência de uma organização “por trás” deles, ou seja, eles não dependem de uma associação ou instituição para agir e se exporem nos lugares onde visitam.

    Abraços e beijos

    • avatar

      Oi Ricardo,

      Muito obrigada por sua visita ao VER COM PALAVRAS! Vc tem razão, o Zé Vicente tem tirado muita gente de casa e incentivado uma participação maior nos eventos culturais, o que enriquece e modifica a vida de todos que participam.
      Beijo.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: