AS SUTILEZAS DA AUDIODESCRIÇÃO: DEPOIMENTO DE HANNAH THOMPSON

Foto colorida, da cintura para cima, de Duroy (Robert Pattinson), personagem do filme Bel-Ami. Ele está sentado pensativo com a mão apoiada na cabeça, em um sofá amarelo claro, vestindo casaca preta, colete, gravata, sobre camisa branca.

O depoimento sobre audiodescrição da professora britânica com baixa visão, Hannah Thompson, criadora do blog BLIND SPOT, que transcrevo abaixo, revela o quanto a audiodescrição acrescentou à sua experiência cinematográfica e paixão pelos filmes. Ao lê-lo no site da Fundação Neozelandesa para Cegos – Royal New Zeland Foundation of the Blind, lembrei-me de experiências já vivenciadas com algumas pessoas com deficiência visual que rejeitaram os fones em óperas ou peças teatrais, talvez por desconhecerem o recurso e por pensarem que a audiodescrição pudesse atrapalhar a apreciação do espetáculo.

Publico, então, o depoimento de Hannah, com a autorização da autora com a qual troquei alguns emails. Neles, ela também fez alguns comentários sobre o site/blog VER COM PALAVRAS, destacando a audiodescrição em casamentos, o que ela nunca tinha ouvido falar ou pensado a respeito. Convido-os, pois, caros leitores, a surpreenderem-se com o depoimento abaixo e a perceberem o encantamento de Hannah pelas sutilezas da audiodescrição.

"Na noite passada, eu assisti a um filme pela primeira vez na minha vida. Eu já fui ao cinema centenas de vezes e já assisti milhares de vídeos e DVDs, mas ontem eu compreendi o que realmente significa assistir a um filme.
 
Nós deixamos os meninos com a avó e pegamos nossa bicicleta tandem (bicicleta de dois lugares) para ir ao cinema assistir ao filme Bel-Ami. Quando eu estava reservando os ingressos, eu percebi que a sessão tinha audiodescrição (os filmes no Cine Odeon têm audiodescrição em todas as sessões, mas quem sabia disso???) Nunca tinha ocorrido de me preocupar com a audiodescrição antes. Afinal, eu podia ver mais que o suficiente para ter um bom índice de aproveitamento e entretenimento com os filmes e eu tenho assistido, dado aulas e escrito sobre eles nos últimos anos. O que a audiodescrição poderia me dar que eu ainda não tinha? 
 
Resolvi, então, que poderia dar uma chance, nem que fosse somente para escrever sobre o recurso no meu blog. Quando o lanterninha me entregou os fones de ouvido, eu me perguntei se a audiodescrição não seria mais um desperdício de tempo e dinheiro politicamente corretos.
 
Eu não poderia estar mais errada. Ouvir mais detalhes enquanto eu estava assistindo ao filme, foi uma experiência extremamente enriquecedora. E aconteceu de uma forma discreta, informativa e atraente. E me fez perceber que há três elementos em filmes que eu venho perdendo.
 
Em primeiro lugar, o audiodescritor informou prontamente quem eram os personagens. A primeira vez que um personagem apareceu, ele foi apresentado de uma forma suave e informativa: um homem jovem entra em um bar lotado ou uma mulher de aparência cansada sobe as escadas. Até aqui, parece óbvio, mas nas próximas cenas, os personagens foram prontamente nomeados e situados: Duroy está sentado no escritório de Forestier; Clotilde está deitada nua na cama, no ninho de amor. Isso me ajudou enormemente a superar o meu maior problemas com filmes. Assim como na vida real, eu tenho dificuldades para reconhecer as pessoas quando elas reaparecem em um contexto novo ou diferente, especialmente quando elas trocaram suas roupas ou mudaram seus penteados. O filme Bel-Ami apresenta muitos homens bonitos, elegantemente trajados com casacas exatamente iguais, no estilo francês do século XIX. Sem aquela voz amigável cochichando seus nomes no meu ouvido, eu teria passado o filme todo sem saber distinguí-los.

Em segundo lugar, a audiodescrição foi extremamente útil para chamar a atenção para detalhes aparentemente sem importância. Sem ela, eu não saberia que Clotilde gostava de ter uma cereja em seu drink e que Duroy chorou quando Forestier morreu. A audiodescrição não é necessariamente sobre a imagem mais importante e não tem, muitas vezes, tempo para recontar o que é verdadeiramente insignificante, mas ela se detém em detallhes que são difíceis de ver e que acrescentam profundidade e sentido ao filme.

O terceiro e mais esclarecedor benefício da audiodescrição foi muito mais sutil. Eu fiquei impressionada em perceber que o audiodescritor prestava bastante atenção em como as pessoas se comunicavam sem palavras, particularmente com os olhos: Duroy olha para Madeleine com uma mistura de culpa e ressentimento; os olhos de Clotilde faiscam com ódio e desprezo. Eu nunca fui muito boa para interpretar as expressões faciais e nem ao menos tento fazer isso, no meu dia a dia. Eu julgo o humor das pessoas pelo som de suas vozes e pela forma como se comportam. Então, eu fiquei supresa em descobrir o quanto que as expressões faciais podem nos dizer sobre as pessoas. Eu realmente não tinha idéia que as expressões faciais eram tão importantes e que as pessoas podiam passar mensagens daquela forma. Comecei a pensar em quantas conversações silenciosas eu já havia perdido por nem mesmo saber que elas podiam acontecer.
A audiodescrição não é um item menor, sem importância na legislação de acessibilidade. É sim um complemento altamente sofisticado para a experiência fílmica, que tem o potencial de se tornar uma forma de arte. Ela tem sido inteligentemente elaborada por pessoas que conhecem as partes da cultura visual que são particularmente incompreensíveis para as pessoas cegas e com baixa visão. As expressões faciais são descritas não somente porque elas não são vistas pelas pessoas com deficiência visual, mas também porque a sua importância é difícil de ser entendida. A audiodescrição não informa somente o que está acontecendo no filme, ela informa também como as pessoas que enxergam usam seus olhos para participar de uma conversa sem palavras.
Quando nós saimos do cinema, eu me senti estranhamente perdida. Eu já estava sentindo falta de meu amigo invisível contando-me sobre o mundo imagético por meio dos fones de ouvido. Como seria esclarecedor, eu pensei, se a audiodescrição existisse também na vida real e não somente em filmes…
 Por Lívia Motta em 02/05/2012.

O depoimento de Hannah Thompson está disponível em: http://hannah-thompson.blogspot.com.au/2012/03/audio-description.html

15 Comentários para AS SUTILEZAS DA AUDIODESCRIÇÃO: DEPOIMENTO DE HANNAH THOMPSON

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    Fiquei tocada com o texto e com a sutileza em relação à percepção do mundo “visível”. Em como pode ser captada toda uma linguagem corporal, em princípio difícil de descrever mas essencial para a compreensão de personagens e momentos do filme. Essa é uma arte que requer muito aprendizado e sensibilidade. Parabéns!

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      E vc, Valéria, com sua voz linda tem muito com o que colaborar para essa arte!!! Beijos.

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    Professora Lívia, que depoimento fantástico! Ele derruba um preconceito enorme com a difícil aceitação das pessoas com deficiência visual baixa visão. Nesse depoimento ela descobre um “novo mundo” através da audiodescrição e que nunca saberia que existia! muita sutileza em perceber e relatar uma conversa/ comunicação sem palavras entre as pessoas…
    Que esses fones de ouvido amigo ampliem-se cada vez mais dando vazão à esse mundo novo e de muitas descobertas para todos!
    Obrigado!
    Grande beijo

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      Adorei os fones amigos, Flávio!!! Vc tem razão, eles precisam ser cada vez mais frequentes em espaços culturais.
      Beijos.

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    Professora querida, que belo depoimento. Principalmente quando ela diz que a AD “informa como as pessoas que enxergam usam seus olhos para participar de uma conversa sem palavras.” Temos conversado sobre o alcance e as possibilidades da AD no nosso curso, esse texto foi de verdade enriquecedor. Obrigada, e um grande abraço!

  4. À Professora Livia! O texto de Hannah Thompson é bastante esclarecedor quanto ao recurso da audiodescrição em filmes pois dá uma postura da atenção e um envolvimento das pessoas ao assistir a filmagem possibilitando uma concentração também nos detalhes descritos tão importantes como estímulos para a mente e aquisição de novas habilidades do cérebro . É o estudo da neurociência da educação tão importante a todos nós. Parabéns pela escolha do texto, abração.

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      Muito obrigada, Marli! A audiodescrição possibilita mesmo esse olhar mais atento para um número grande de detalhes que passariam despercebidos, principalmente, pelas pessoas com baixa visão. Abraço grande.

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    Cara professora! Quando entendi o valor dessa arte, entendi também que a audiodescrição ultrapassa a barreira existente pela resistência ou impedimento dos contatos, digo, do uso do sentido do tato, que pode ser compreendido e em situações distintas como invasivo e até constrangedor. A audiodescrição revela as sutilezas que o tato se apodera e as sutilezas que a visão enxerga. Valeu!

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      Olá Rosa, muito obrigada pela sua msg! Vc tem razão, a audiodescrição vai até onde o tato não pode chegar, não é verdade??? Além disso, complementa as informações que são fornecidas pelo tato e, com isso, enriquece por exemplo a exploração de uma maquete tátil. Abraço grande.

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    Lívia, lindo texto de Hannah Thompson! Quantas vezes não presenciei pessoas com deficiência visual recusando receptores de áudio para audiodescrição com os argumentos de que não precisavam ou de que iriam “atrapalhar” a concentração e a compreensão do evento… Preconceito? Falta de familiaridade com o recurso? Não importa, basta conhecer para nunca mais abrir mão : aí estão a experiência e o aval da Hannah que comprovam, mais uma vez, a importância da audiodescrição, com as sutilezas e nuances que registra aqui – há outras, que vamos descobrindo, aos poucos e sempre. Parabéns, um beijo!

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      Lucia, eu também adorei o depoimento da Hannah principalmente quando ela fala que não sabia que as pessoas que enxergam usavam seus olhos para participar de conversas sem palavras. Muito interessante poder perceber o quanto a audiodescrição pode acrescentar à experiência fílmica das pessoas com baixa visão que ainda percebem coisas, mas não mais os detalhes, as nuances, as trocas de roupas, as expressões faciais… Beijo e parabéns a vc tb pela delicadeza de seus escritos.

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    fico grata pela tradução do depoimento cuja contribuição é inestimável.

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      Querida Elizabet, vc viu que aspectos delicados e sensíveis percebidos pela Hannah? Para uma cinéfila como ela, a experiência de assistir um filme com audiodescrição foi indescritível… E derrubou uma espécie de barreira que a impedia de assistir filmes com o recurso, não é verdade? Abraços.

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    obrigada, lívia querida, pelo compartilhamento desse texto tão significativo. é mesmo uma experiência transformadora descobrir cada nuance da audiodescrição. não canso de repetir: obrigada também por me apresentar a esse universo de possibilidades!

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      Mimi querida, estamos juntas nessas infindáveis descobertas sobre as nuances e sutilezas da audiodescrição… É muito bom poder compartilhá-las.
      Beijos.

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