CONCERTO MATINAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM AUDIODESCRIÇÃO

Fotografia em preto e branco, em plano médio, de Igor Stravinsky, sentado com a mão direita na cintura, e a esquerda sustentando a cabeça, com o cotovelo apoiado no tampo superior de um piano de cauda, onde está uma partitura aberta. Stravinsky tem os cabelos pretos penteados para trás, grandes entradas na testa, bigodes finos e expressão séria. Usa óculos de armação redonda preta, terno escuro sobre colete estampado, camisa branca e gravata cinza.Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Fundação OSESP convidam para o Concerto Matinal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regido pelo maestro Robert Treviño. No programa, o Concerto para Oboé em Ré Maior, de Richard STRAUSS e A Sagração da Primavera de Igor STRAVINSKY. A apresentação abre a temporada de Concertos Acessíveis da Osesp na Sala São Paulo, com o recurso de audiodescrição.

Local: Sala São Paulo.
Endereço:
Praça Júlio Prestes, Nº 16 (próxima à Estação Júlio Prestes).

Data: 08 de abril.
Horário: 11:00 horas.
Entrada gratuita.
Favor confirmar presença por email:
marina@vercompalavras.com.br  ou pelo Whatsapp (11)9 9848-1264

Audiodescrição: VER COM PALAVRAS.
Roteiro e narração: Lívia Motta.
Consultoria: Felipe Monteiro.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo: Fundada em 1954 e hoje reconhecida internacionalmente pela excelência, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Com mais de 80 álbuns lançados, realiza transmissões digitais, radiofônicas e televisivas. Em 2012, Marin Alsop assumiu o posto de regente titular e, em 2013, foi nomeada diretora musical. Em 2016, a Osesp apresentou-se como convidada dos maiores festivais da Europa (Proms, Edimburgo, Lucerna, entre outros). A Temporada 2017 recebeu alguns dos maiores prêmios da crítica em São Paulo.

Sobre o programa: O Concerto para Oboé, do compositor e maestro alemão Richard Strauss, uma das últimas obras do autor, escrito nos estertores da Segunda Grande Guerra, é inspirado nos grandes concertos do classicismo, tanto na índole pastoral, quanto na distribuição barroca dos movimentos (rápido, lento, rápido) e no tipo de oposição solo/tutti instituída ao longo da peça. É conhecido pelo teor eminentemente lírico, pela elegância mozartiana e também pela sua dificuldade, especialmente no que concerne a respiração, com frases tão longas que frequentemente requerem respiração circular.

A Sagração da Primavera, do compositor russo Igor Stravinsky, foi escrita no ambiente fervilhante que precedeu a Primeira Grande Guerra e a revolução russa. Apresenta características comuns a várias criações artísticas do período: a busca pelas tradições culturais do passado longínquo, a nostalgia por um mundo primitivo, tribal e exótico, e a inquietação em relação ao futuro que se prefigurava sombrio e assustador. Stravinsky uniu-se ao bailarino Vaslav Nijinsky, que assinou a coreografia, e a Nicholas Roerich, artista e etnógrafo respeitado, responsável pelo conceito, cenário e figurinos do novo balé, baseado nos ritos ancestrais russos. A narrativa gira em torno da imolação de uma jovem oferecida aos deuses, para garantir colheita abundante para sua tribo.

Sobre o regente ROBERT TREVIÑO: nomeado diretor musical da Orquestra Nacional Basca, o regente norte-americano já esteve à frente das orquestras do Bolshoi (Rússia) e Nacional da França, das filarmônicas de Dresden, Londres, Monte Carlo, Munique, Roterdã e São Petersburgo, além das sinfônicas de São Francisco, Detroit e Viena. Encomendou e estreou obras de compositores como Phillip Glass, John Zorn e Jennifer Higdon.

Sobre a solista de oboé LAYLA KÖHLER: aluna da Academia de Música da OSESP, começou seus estudos com Joel Gisiger. Venceu concursos como: Jovens Solistas da Escola Municipal de Música, Prêmio Ernâni de Almeida Machado, Prêmio Eleazar de Carvalho e foi também a grande vencedora do Jovens Solistas da OSESP, em 2017. Layla foi bolsista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e recentemente foi contemplada na Royal College of Music de Londres com uma bolsa integral de estudos.

Descrição da foto: Fotografia em preto e branco, em plano médio, de Igor Stravinsky, sentado com a mão direita na cintura, e a esquerda sustentando a cabeça, com o cotovelo apoiado no tampo superior de um piano de cauda, onde está uma partitura aberta. Stravinsky tem os cabelos pretos penteados para trás, grandes entradas na testa, bigodes finos e expressão séria. Usa óculos de armação redonda preta, terno escuro sobre colete estampado, camisa branca e gravata cinza.

Um comentário para CONCERTO MATINAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM AUDIODESCRIÇÃO

  1. avatar

    Excelente iniciativa!

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: