CONCERTO MATINAL DA OSESP COM AUDIODESCRIÇÃO NA SALA SÃO PAULO EM 20 DE MAIO

Fotografia colorida com fundo escuro, em plano americano e de perfil, de Marin Alsop com a mão direita levantada na altura do ombro, segurando a batuta, vareta fina e delgada usada na regência. Ela está com o braço esquerdo ligeiramente flexionado, a mão espalmada, regendo a orquestra. Marin é uma mulher de pele clara, de cabelos louros curtos com franja. Usa conjunto preto de mangas longas sobre camisa vermelha, brincos pequenos de argola dourada. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Fundação OSESP convidam para o Concerto Matinal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com a regente Marin Alsop. No programa, a Sinfonia nº 6 em Si Menor, Op 74 – Patética de Tchaikovsky. A apresentação conta com o recurso de audiodescrição.

Local: Sala São Paulo.
Endereço:
Praça Júlio Prestes, Nº 16 (próxima à Estação Júlio Prestes).

Data: 20 de maio.
Horário: 11:00 horas.
Entrada gratuita.
Favor confirmar presença por email: marina@vercompalavras.com.br  ou pelo Whatsapp (11)9 9848-1264

Audiodescrição: VER COM PALAVRAS.
Roteiro e narração: Lívia Motta.
Consultoria: Felipe Monteiro.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo: Fundada em 1954 e hoje reconhecida internacionalmente pela excelência, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Com mais de 80 álbuns lançados, realiza transmissões digitais, radiofônicas e televisivas. Em 2012, Marin Alsop assumiu o posto de regente titular e, em 2013, foi nomeada diretora musical. Em 2016, a Osesp apresentou-se como convidada dos maiores festivais da Europa (Proms, Edimburgo, Lucerna, entre outros). A Temporada 2017 recebeu alguns dos maiores prêmios da crítica em São Paulo.

Sobre o programa: Com formação cristã, Tchaikovsky também viu na doutrina de São Tomás de Aquino um caminho para unir sua fé aos seus questionamentos filosóficos. A última de suas seis sinfonias, Patética, foi estreada nove dias antes de seu falecimento precoce aos 53 anos. Tchaikovsky morreu oficialmente de cólera, que contraiu pela ingestão (talvez proposital) de água contaminada. A teoria do possível suicídio baseia-se na perseguição que sofria por sua homossexualidade, então materializada em uma acusação que poderia levá-lo ao exílio na Sibéria. A música é repleta de silêncios que, metaforicamente, ainda ecoam nos dias de hoje. Considerada pelo compositor como sua melhor e mais sincera obra, a Sinfonia no 6 foi concebida rapidamente a partir de uma ideia programática preexistente, não publicada: a oposição entre vida e morte, talvez aludindo à adequação ou inadequação social de Tchaikovsky às contrições da época. O título Patética, adicionado após a estreia, remete à ideia de apaixonante – se no sentido literal ou figurativo de impulso à vida, não sabemos.

Sobre Marin Alsop: Regente titular da Osesp desde 2012, a nova-iorquina Marin Alsop é formada pela Universidade de Yale e diretora musical da Sinfônica de Baltimore desde 2007. Lidera atividades educacionais que atingem mais de 60 mil alunos: em 2008, lançou o OrchKids, programa destinado a prover educação musical, instrumentos e orientação aos jovens menos favorecidos da cidade. Como regente convidada, apresenta-se regularmente com a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Filadélfia, a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Los Angeles, entre outras.

Still quiet here.sas

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: