CASAMENTO DE WILLIAM E ADRIANA

Alguns convidados com deficiência visual com fones de ouvido e receptores FM, em pé, assistem à cerimônia. 

 
DEPOIMENTOS SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO NO CASAMENTO DE WILLIAM E ADRIANA
17 de dezembro de 2010
 
“A audiodescrição para as pessoas deficientes visuais é algo absolutamente necessária pois aumenta muito as percepções e entendimento do evento. Tive a honra de ter este recurso em meu casamento e posso garantir que ficou mais especial pois os convidados presentes com deficiência visual tiveram seu respeito preservado ao acesso às informações visuais que um evento desta natureza possibilita e assim detalhes como os enfeites da igreja, os trajes dos noivos e padrinhos, presenças de conhecidos, os detalhes da arquitetura do Palacete onde foi o Buffet, detalhes de piso,  lustres e vitrais e a cada momento poder compartilhar com todos a mesma emoção.
 Foi para mim um complemento que encaixou perfeitamente em todo o contexto. Parabéns Lívia pelo toque de encanto que trouxe para o nosso casamento. O Ricardo fez o Repórter Cegueta e disponibilizou no nosso site movimentolivre.org falando sobre a Audiodescrição.” (Professor William – o noivo)
 
 
“Acho que foi bastante interessante a audiodescrição do casamento, pois muitos detalhes do ritual da cerimônia nos passam desapercebidos. Os detalhes dos trajes dos noivos, principalmente da noiva, de alguns padrinhos e outros convidados fazem com que a gente participe mais da cerimônia.
Na hora da festa, torna-se mais difícil acompanhar a audiodescrição, porque há muita interferência das pessoas que estão ao redor, além do que, a atenção que a gente acaba dispensando aos amigos que a gente não encontrava a algum tempo, faz com que haja certa dispersão.
Na hora da retrospectiva, a audiodescrição é necessária, pois é uma atividade predominantemente visual.
Enfim, a experiência de acompanhar um casamento com mais riqueza de detalhes foi muito instigante.” (Cláudio Teixeira – convidado)
 
 
 O casamento com audiodescrição foi maravilhoso, não me senti excluída. Vi tudo que tinha no evento e  foi bastante emocionante. Não deixou dúvida, espero que em outros eventos cresça a audiodescrição porque ajuda bastante e foi lindo, foi um sonho. (Vanessa Martins – convidada)
Descrever? Com muita emoção!!! Foi a coisa mais linda que já presenciei… mas te ouvir descrevendo os trajes parecia que vc própria os costurou ! TI TI TI… Na verdade até os videntes presentes eu tenho a certeza que não enxergaram tantos detalhes, em momentos te imaginei arquiteta, historiadora, costureira, mestre de cerimônia, maestrina e etc , e chorei pedindo a Deus que abençõe pessoas como vc e toda sua equipe nessa glória de ter a virtude de emprestar seus olhos para que todos tivessem o prazer de VER tanta beleza! Obrigada, Lívia, vc nós presenteou de uma forma inesperada e esse foi o melhor Natal que já tivemos!! (Marinês Almeida – convidada)

 “Para mim, o evento foi histórico. Seria bom até pesquisar se não foi inédito. Hoje, revendo o DVD do meu casamento com a Rô, há pessoas presentes à cerimônia, que não identifico pela voz, nem a Rô sabe qem são. Talvez nossos pais saibam, mas hoje os que ainda estão conosco, não tem mais condição de identificá-los. Há detalhes que nem quando estou assistindo ao DVD, as pessoas que assistem comigo, se esquecem de descrevê-los.

 Foi muito bom estar presente ao casamento da Adriana e Willian, pois tive informações que creio nem as pessoas videntes não estavam atentas a tais detalhes.
 
Imagino até que para os noivos, tenha sido marcante, saber quais as pessoas que estavam presentes e onde se encontravam. Como elas estavam vestidas. Creio que eles tiveram mais informações do que qualquer casal de noivos, pois mesmo que sejam videntes, naquele momento estão normalmente olhando para o padre, e não ficam olhando para trás.
 
Espero que eles tenham colocado a audiodescrição também na gravação do casamento.
 
Parabéns por esse trabalho. Certamente as pessoas com deficiência visual presentes, e principalmente os noivos, nunca esquecerão. Estavam todos incluídos.” (Antonio Carlos Barqueiro – convidado)

"Nós ficamos extremamente felizes e gratos por sua gentileza e carinho. Queríamos fazer uma divulgação deste evento, que será inesquecível para nós e também valorizar todo seu empenho para que a audiodescrição fosse realizada e que nossos convidados com deficiência visual pudessem participar de toda emoção em igualdade, como todos os demais presentes. Tem um grupo de estudantes que visitaram a Laramara que fazem Cinema e estão querendo fazer um documentário a respeito do nosso casamento. Gostaríamos de verificar se você concorda com este trabalho pois, você tem todos os créditos para qualquer divulgação. Olha! Foi tão magnífico que dá vontade de casar novamente." (Adriana e William – os noivos)

| Outros

7 Comentários para CASAMENTO DE WILLIAM E ADRIANA

  1. avatar

    Livia,

    Cada vez mais eu me emociono e me interesso por esse trabalho tão lindo. Ines realmente deve ficar muito orgulhosa pela irmã!!

    • avatar

      Muito obrigada, querida Eduarda!!! Temos avançado em número de eventos e tipos.
      Beijos.

  2. avatar

    Foi emocionante! Sou vidente, colega dos noivos e tive o privilégio de participar de um momento tão inesquecível! Ouvi com meu namorado que possui baixa visão, este trabalho inédito no Brasil. Todos compartilharam juntos as emoções! Que foram muitas: duas pessoas queridas se casando, uma bela cerimônia, a inclusão dos deficientes visuais de fato ocorrendo e uma delicada audiodescrição feita com maestria pela Dra. Livia. Noivos e convidados foram presenteados!

    • avatar

      Muito legal seu depoimento, Alessandra!!! Obrigada!!!

  3. avatar

    Muito importante fazer divulgação deste evento, creio que deve ter sido um momento mágico para os noivos e convidados…
    parabéns pela iniciativa…
    margarete de Oliveira

    • avatar

      Sim, Margarete, foi um momento muito especial para todos: noivos, convidados e audiodescritora. A preparação para o evento também foi algo importante e significativo.
      Beijo.

  4. avatar

    Muito lindo o casamento de vcs. Parabéns!
    Este maravilhoso trabalho de audiodescrição precisa ser divulgado cada vez mais. É uma ferramenta indispensável para que o deficiente visual tenha cada vez mais oportunidades.
    Muitas felicidades aos noivos e uma vida conjugal maravilhosa.
    Inês Braz

    PS. sou irmã da audiodescritora Livia Motta

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: