QUEM SÃO OS SUPER NORMAIS

Desenho em preto e branco dos Super Normais: Mirella, uma jovem cadeirante com cabelos longos, Manoel, um jovem com baixa visão, óculos escuros e bigodes, e Rafael, um jovem cadeirante, com cabelos pretos e óculos. Manoel está em pé no meio dos dois e faz um V de vitória com os dedos.

VER COM PALAVRAS Quem são os Super Normais?

Nós somos quatro amigos e nos unimos para falar sobre inclusão da pessoa com deficiência de uma forma que só quem tem deficiência pode fazer. Rafael Bonfim, Mirella Prosdócimo e Manoel Negraes convivem com a deficiência há mais de 15 anos cada e por mais que cada um apresente uma limitação diferente, eles compartilham um ponto de vista mais amplo e diferenciado em relação à inclusão da pessoa com deficiência. Para nós, uma pessoa com algum tipo de deficiência não é herói e nem digno de pena. É uma pessoa normal, mas com uma condição diferenciada, que quando busca a sua autonomia e independência, movimenta todos aqueles que estão em volta. Por isso, a pessoa com deficiência tem a chance de mudar culturas e romper barreiras sociais. O Rafael Camargo é o cartunista que tem a missão de transformar essas ideias em quadrinhos e faz isso como ninguém. Com um traçado marcante, consegue traduzir em imagens passagens de vida de Rafael, Mirella e Manoel, além de propor discussões sobre os elementos da inclusão em cada quadrinho finalizado por ele.

VER COM PALAVRAS Como surgiu a ideia das tirinhas retratando o cotidiano de pessoas com deficiência?

Arriscamos dizer que foi uma ideia que veio por acaso. Chamamos o Rafael Camargo para conversar sobre uma única ilustração, bem pontual, que discutiria essa visão dúbia de heróis ou vítimas em relação à pessoa com deficiência. Ao invés de conversarmos por uma hora, conversamos por três horas e a química criativa entre o Camargo e os Super Normais foi imediata. Todos nós percebemos ao mesmo tempo que poderíamos falar sobre o que pensamos usando uma linguagem interessante e que poderia chegar a muitas pessoas.

 VER COM PALAVRAS E a questão da acessibilidade nas tirinhas?

 Para nós isso é tão importante quanto a criação das tirinhas em si. O nosso público não é com exclusividade a pessoa com deficiência. Nós criamos as tirinhas para que qualquer pessoa possa pensar sobre isso e tentar trazer as questões sobre preconceito, aceitação, respeito e cultura social que levantamos para a sua própria vida. E justamente por causa desse objetivo de falar com qualquer pessoa, consideramos a acessibilidade ao conteúdo algo tão fundamental. Já que falamos sobre inclusão, temos que dar o exemplo e para fazer isso acontecer, procuramos a Lívia Motta, uma das maiores especialistas em audiodescrição do Brasil. Ela mais que gentilmente aceitou participar do projeto, realizando a descrição em texto e a audiodescrição das nossas tirinhas e hoje é considerada a 5ª Super Normal.

VER COM PALAVRAS Como tem sido a aceitação do público?

Surpreendente. A página dos Super Normais foi colocada no ar no início de setembro e em menos de dois meses chegamos a quase 800 curtidas e uma média de 8 mil leitores por semana. Não são só esses números que nos deixam contentes. Temos canais de interação com os leitores e temos recebido mensagens de apoio, e principalmente, mensagens de surpresa. Quem gosta das nossas tirinhas, percebe que falamos sobre o tema de um jeito diferente e que faz pensar sobre inclusão e sobre deficiências de um jeito bem-humorado, inteligente e sem deixar de ser crítico.

VER COM PALAVRAS Quais os planos para o futuro?

Queremos que o projeto cresça ainda mais. Estamos com planos de ter canecas e camisetas dos Super Normais para o fim do ano, além de estarmos pensando em formas de viabilizar uma edição impressa das nossas tirinhas. Queremos também nos aproximar do público infanto-juvenil. Estamos estudando projetos para realizar um trabalho voltado à educação, que possa levar as nossas tirinhas para dentro das salas de aula. 2013 será um bom ano.

Entrevista com os Super Normais – publicada em 17/02/2013
 

4 Comentários para QUEM SÃO OS SUPER NORMAIS

  1. avatar

    adoro os ” SUPER NORMAIS ” !!!!!! essa idéia de voces foi importante e maravilhosa !!!! pra mim voces são D + !!!!!! e muuuuuito NORMAIS !!!! Parabéns pela iniciativa e SUCESSO !!!!! bjss

    • avatar

      Obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS, Regina! Eu também adoro o humor inteligente dos Super Normais. Um abraço.

  2. avatar

    Adorei a iéia e gostaria de contribuir.

    • avatar

      Acompanhe as tirinhas, Jacqueline. Vc vai gostar!!! Colocarei vc em contato com eles. Beijo.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: